Segurança no Veículo

Em Portugal e em alguns paises europeus, apesar do numero de sinistros rodoviarios não diminuir drasticamente, o numero de vitimas mortais tem vindo a diminuir, e isso deve-se em grande parte ao apetrechamento dos veículos mais recentes com mais, melhores e mais avançados equipamentos de segurança.
O veículo pode possuir dois tipos de equipamentos de segurança:

Equipamentos de Segurança Activa: têm como função evitar que o acidente se dê.
Equipamentos de Segurança Passiva: têm como função minimizar danos nos ocupantes depois do acidente se dar.

Equipamentos de Segurança Activa

Os equipamentos de segurança activa, ao contrário do que se pensa não são uma invenção recente, todos os sistemas de travagem, de direcção, ou até mesmo os sistemas de iluminação que os veiculos dispõem, são elementos da segurança activa, pois têm como função evitar acidentes. No entanto foi com o avaço tecnologico do final do século passado, e principalmente, no inicio deste século que se assistiu a uma evolução nestes sistemas nunca antes observada.

ABS (Anti-lock Braking System) – tem como função evitar que as rodas bloqueiem durante uma travagem, por forma a que a distância de travagem diminua e permite tambem manter a dirigibilidade do veículo durante a travagem.
ESP (controlo de estabilidade) - tem como função evitar que o carro entre em sobreviragem ou em subviragem.
ASR ( controlo de tracção) – tem como função evitar que as rodas derrapem.
Parking System - Auxiliam o condutor a estacinar por forma a evitar a colisão com outros veículos ou obstáculos.
Blind Spot Assist – detecta veículos nos angulos mortos dos retrovisores.
Attention Assist - Detecta sinais de cansaço no condutor por forma a evitar os microsonos responsáveis por grande parte dos acidentes rodoviários.
Lane Keeping Assit – Reconhece saidas involuntárias de faixa de rodagem.
Run Flat Tyres – Permite ao condutor manter o controlo do veiculo e prosseguir a viagem em caso de furo nos pneus.

Equipamentos de Segurança Passiva

O primeiro equipamento de segurança passiva inventado foi o cinto de segurança, mas à medida que os automóveis foram evoluindo tambem estes sistemas têm vindo a ficar mais complexos, com o objectivo de diminuir ao maximo os danos após acidente.
Cinto de Segurança – Evita que os ocupantes do veículo sejam projectados em caso de embate.
Capacete – Protege a cabeça dos condutores dos veículos de duas rodas em caso de acidente.
Airbags – Minimizam lesões nos ocupantes em caso de embate.
Encosto de cabeça – Tem como função evitar a chicotada cervical.
Estrutura Monobloco – Em caso de embate absorve o impacto por forma a proteger os ocupantes.
Para-choques activo – Reduz danos fisicos causados aos peões em caso de atropelamento frontal.

Sem comentários:

Enviar um comentário