Eco-condução


A condução económica é um tipo de condução que tem como objectivo optimizar a duração dos varios sistemas do veículo, maximizar a vida do veículo, bem como a utilização do combustivel e diminuir os impactos ambientais consequentes.

A Realidade Portuguesa
Portugal é um país no qual circulam bastantes mais viaturas do que seria espectável. O facto é que muitas pessoas valorizam o transporte individual em detrimento do transporte colectivo. Esta atitude causa grandes transtornos a nível de tráfego nas cidades, problemas de estacionamento, problemas na qualidade do ar que respiramos, etc. Já que a utilização do automóvel é um facto inalterável na nossa sociedade, vamos minimizar o prejuízo com uma condução segura, confortável, cumpridora, eficiente e económica. Trata-se portanto de uma condução económica. Basicamente a eco-condução é uma atitude que versa sobre algumas acções que podemos tomar na nossa condução diária, sem perda de tempo nas deslocações e que poderão trazer muitas vantagens, sobretudo económicas.

Regras Para Uma Condução Económica
Algumas dicas para uma condução mais económica e, ao mesmo tempo, mais ecológica:
Ligar o motor
Liguar o motor sem recurso ao acelerador.
Não aquecer o motor com o veiculo parado
Caixa de Velocidades
Dependendo das rpm:O ponto óptimo num automóvel ligeiro situa-se entre as 1500 e 2000 rpm
O consumo de combustível é menor nas mudanças mais altas. Selecione uma mudança superior logo que seja possível e somente opte por uma inferior quando o desempenho do veículo for afetado.
Velocidade
Mantenha uma velocidade constante sempre que possível. Evite travagens, acelerações bruscas e mudanças de caixa desnecessárias.
Parar
Quando a velocidade e o espaço o permitirem, a diminuição da velocidade deve ser gradual e baseada na desaceleração
Parado
Quando parado/estacionado por mais de 60 segundos, desligue o motor.
Ponto Morto
Não circular em ponto morto, pois para além de ser bastante inseguro, ao contrario do que é idealizado por alguns condutores, este tipo de condução não permite poupar combustivel.
Carga
Evite circular com carga desnecessária a bordo, pois quanto mais pesado estiver o veículo, mais combustivel irá despender para se movimentar.
Evite igualmente circular com carga no tejadilho, pois a alteração da aerodinâmica vai levar a um maior consumo de combustivel.
Manutenção
A manutenção regular do veículo é essencial para que este não desregule os consumos e para que os componentes tenham maior longevidade.
Verifique com regularidade o nivel do óleo, o nivel do liquido de refrigeração, bem como a pressão dos pneus.
Antecipar
Antecipar o comportamento dos outros condutores permite-nos substituir as travagens pela desaceleração gradual por forma a poupar os componentes do sistema de travagem.
Ar Condicionado
A velocidades elevadas dispende-se mais combustivel com os vidros abertos, do que com o ar condicionado activado.
Embraiagem
Evite deixar o pé sobre o pedal da embraiagem, quando este não é necessário, por forma a evitar o desgaste desnecessário deste orgão.
Tranporte Colectivo
Sempre que possivel partilhe o veículo e circule de transporte publico, por forma e diminuir a poluição, a poupar combustivel e a evitar congestionamentos e consequentemente o stress (no caso do transporte publico).

Sem comentários:

Enviar um comentário